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Equilíbrio entre corpo e mente

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Encontre o equilíbrio entre corpo e mente pelo Mahamudra

Método do Mahamudra conecta corpo e mente por exercícios de alto rendimento e yoga; Aproveite dicas de alimentação que completam o hábito saudável

Corpo definido, perda de peso, melhor condicionamento, flexibilidade e o tão desejado equilíbrio entre corpo, mente e espírito. O Mahamudra pode ser uma alternativa eficiente para obter todos esses benefícios à saúde. Este estilo de vida vem se destacando por aproveitar o potencial de cada praticante durante atividades de alta intensidade que reúnem treino funcional, exercício aeróbico, artes marciais, ginástica natural, calistenia - centrada na força, uso do peso corporal e acrobacias em barras - yoga e relaxamento. Tudo orientado por educadores físicos habilitados como Lifestyle Coach. Durante 1h15 você pode perder, em média, 1.500 calorias, dependendo da intensidade e metabolismo.

Mas a Educadora Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Coach da Mahamudra Brasil, Rute Helena Silva, mostra que esta filosofia de vida traz mais do que a redução de peso. “Nossa metodologia integra essa variedade de modalidades e técnicas que também ajudam a melhorar interação social, na redução do estresse e ganho de condicionamento físico. Normalmente iniciamos com Yoga, com foco na respiração, a parte central com atividades intensas que vão se intercalando ao longo da semana e finalizamos com relaxamento, sendo o treinamento funcional a base”, descreve.

Mahamudra? O que a palavra significa?

A palavra Mahamudra vem do sânscrito indiano e se refere a “hiperconsciência” e equilíbrio, essências budistas¹. Por isso, a mente e a espiritualidade também são exercitadas junto ao corpo, exigindo foco e disciplina para se chegar a alta performance. Um estudo² do departamento de Psicologia e de Biologia da Atividade Física da Universidade de Jyvaskyla, na Finlândia, também aponta que exercícios intercalados de alta intensidade, como os praticados no Mahamudra, proporcionam novas conexões cerebrais e a criação de mais vasos sanguíneos. Outro diferencial que atrai as pessoas para este estilo de vida é a prática acontecer ao ar livre, em praças e parques, e treinos personalizados de acordo com o nível de condicionamento do praticante.

Como em qualquer outra atividade física, antes de adotar esta filosofia é necessário apresentar um atestado médico de aptidão e ser aprovado pela avaliação funcional inicial aplicada por um coach em Mahamudra. Você ainda deve se atentar à hidratação durante os exercícios e à alimentação antes e depois do treino para ter um rendimento melhor, como aconselha o nutricionista esportivo e clínico da Nutrenza, consultoria e assessoria nutricional, Rafael Assef. “Hidratar-se é imprescindível, pois cerca de 60% do nosso organismo é constituído por água. E exercícios físicos devem ser realizados tendo como base um plano alimentar adequado em calorias e nutrientes”, esclarece.

Graduado pelo Centro Universitário São Camilo e pós-graduado em Nutrição clínica pela Universidade FMU de São Paulo, Assef explica que o praticante de atividades físicas precisa considerar todos os grupos alimentares e algumas restrições, como as gorduras saturadas e trans, a ingestão excessiva de sódio e açúcares simples.

Assef ainda pontua dicas de alimentação indispensáveis para quem pratica treinos com grande perda calórica, como no Mahamudra, com alternativas para os que buscam aumentar massa muscular e aos que desejam reduzir o peso. Confira as orientações³:

  • - Carboidrato complexo: com fibras em sua constituição, pode ser encontrado na aveia, pão e arroz integral. Retarda a fadiga e diminui o risco de lesões, colaborando no treino intenso e consistente. Devem ser mais consumidos do que proteínas, porém associados a elas e prioritariamente antes do treino (cerca de 45 minutos antes), para que a gordura corporal seja fonte de energia e não a massa magra;
  • - Água: durante o treino a hidratação deve ser contínua, pois você perde água e minerais por meio do suor durante a atividade física;
  • - Pós- treino: consuma carboidrato de alto índice glicêmico, por exemplo, pão, salgado assado, cereais de milho ou batata, para recuperar o estoque de energia perdido. Consuma também proteínas, como carnes e ovos, que auxiliam no ganho de massa muscular e melhoram as micro lesões musculares adquiridas durante o treino.

Alimentos que ajudam no ganho de massa muscular:


  • - Carne vermelha: uma das maiores fontes de proteína, oferece vitamina B12, ferro, zinco, creatina e carnosina, que ajudam no crescimento muscular;
  • - Brócolis: Rico em fito-nutrientes, fibras e cálcio;
  • - Quinoa: possui mais fibras e proteínas do que arroz ou aveia, além de não ter glúten;
  • - Aveia: ajuda a reduzir o colesterol, é fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico e de fibras;
  • - Amora, Mirtilo, framboesa: essas frutas contêm grandes quantidades de antioxidantes, vitaminas e fibras. Melhoram a recuperação muscular, a digestão e sensação de bem-estar.

Alimentos que ajudam na redução de peso:


  • - Canela: uma colher de chá por dia acelera o metabolismo e reduz a compulsão por doces e carboidratos;
  • - Pimenta: três gramas por dia em saladas ou na comida acelera a queima de gordura em até 15%;
  • - Iogurte natural: duas xícaras por dia e o cálcio presente nesse alimento impedirá o acúmulo das gorduras;
  • - Azeite: ajuda a reorganizar os depósitos de gordura;
  • - Vinagre: acelera o metabolismo, inibe os picos de insulina, equilibra o apetite e evita o acúmulo de gordura.

“Começar a praticar é o primeiro passo para quem busca um estilo de vida saudável. Quando nos comprometemos com aquilo que é significativo para nós, conseguimos contornar os desafios do dia a dia”, afirma a Coach Rute Helena, da Mahamudra Brasil, movimento que trouxe este método para o Brasil em 2013. Pronto, com essas informações você está mais preparado para adotar hábitos saudáveis, conectando corpo e mente para um bem-estar cada vez melhor.

Fontes:

¹ Definição de Mahamudra NUMIN (Círculo Brasileiro de Meditação, Yoga e Terapias – Consciência plena e meditação) - Junho de 2012: http://www.meditacao.org.br/mahamudra-dzogchen-o-grande-selo/

² Physical exercise increases adult hippocampal neurogenesis in male rats provided it is aerobic and sustained - Departamento de Psicologia e de Biologia da Atividade Física da Universidade de Jyvaskyla (Finlândia), Fevereiro de 2016. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1113/JP271552/full

³ Dr. Rafael Assef, Nutricionista Clínico & Esportivo - CRN3: 37924

L.BR.MKT.10.2017.8867
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