Matérias
Inscreva-se para receber
nossas newsletters
Busca Rápida

Bayer no Mundo
Bayer Links
Matérias

MATÉRIAS

  • Imprimir
    Imprimir
  • Favoritos
    Favoritos

Você e seu filho

  • Tamanho da fonte:
  • A-
  • A
  • A+

Você e seu filho - Os desafios de ser pai solteiro

Pesquisa aponta que famílias formadas por pais e filhos cresceu cerca de 28%

Cuidar de um filho nunca foi tarefa fácil, ainda mais quando se está sozinho. Os pais solteiros ainda são a minoria e podem enfrentar alguns tabus sociais e diversos desafios. Uma pesquisa1 do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), diz que o número de famílias formadas por pais e filhos aumentou cerca de 28% entre os anos de 1993 e 2006, ou seja, famílias constituídas por pais e filhos, são realidade e estão em constante crescimento.

Possivelmente, um dos grandes medos que um pai pode enfrentar é não ter uma relação próxima com seu filho. De acordo com o doutor em psicologia pela PUC-SP e especialista em terapia comportamental e cognitiva pela USP, Nicodemos Borges, “quanto menor tiver sido a participação desse pai no desenvolvimento do filho, maior será a dificuldade. Pais participativos, que fazem atividades como trocarfraldas, alimentar, dar banhos, brincar, etc. terão mais facilidade em cuidar de um filho sozinho, se isso for necessário. O pai que não participou do desenvolvimento de seu filho, terá não só que aprender a fazer tais atividades, como também encontrará dificuldade adicional de criar vínculo com o filho.”

A falta de comunicação direta com a criança e o choque de gerações podem serpedras no sapato para alguns pais. Alcançar a criança exige um esforço maior do pai.“Pais jovens tendem a ter a mentalidade mais aberta, sabendo lidar melhor comconflitos de geração ou questões que o filho pode trazer para eles. Além disso, serámais provável da criança trazer essas questões para casa se o pai tiver comportamentos de abertura, caso contrário a criança poderá procurar outra pessoa para conversar sobre assuntos difíceis ou até mesmo guardar para si (o que poderá trazer problemas futuros para ela)”, completa o especialista.

O assessor de imprensa, Fabiano de Abreu, pai solteiro de uma filha de 6 anos, salienta a preocupação em participar e estar sempre presente: “Sempre gosto de levá-la ao parquinho, ir ao parque com ela, jogo videogame com ela também. Compro fraldas e ajudo a colocar nas bonecas dela. Tenho pouco tempo devido a meu trabalho, mas me obrigo a passar tempo com ela ou ocupá-la com brincadeiras.”

O principal fator para ser um bom pai, solteiro ou não, é aproximar e fortalecer o vínculo pai-filho. Para isso, participar dos cuidados da criança é fundamental para garantir uma relação estreita e saudável.

O psicólogo Nicodemos Borges salienta que “a sociedade tem, cada vez mais, percebido que ser pai não é apenas custear despesas, mas sim participar do desenvolvimento dos filhos. Afinal, ser pai é muito mais do que ser patrocinador. Háuma correlação entre participação dos pais e desenvolvimento saudável. Quanto mais participativo for o pai, mais fácil será superar dificuldades caso tenha que cuidar sozinho de seus filhos.”

Fontes:

¹ http://disneybabble.uol.com.br/br/familia/quando-o-papai-tambem-e-mamae

Assim como mães solteiras, pais solteiros têm de enfrentar desafios e preconceitos http://vida-estilo.estadao.com.br/blogs/familia-plural/assim-como-maes-solteiras-pais-solteiros-tem-de-enfrentar-desafios-e-preconceitos/

Manual do pai solteirohttp://manualdopaisolteiro.blogspot.com.br/

L.BR.MKT.10.2017.8867
Leia também
< Voltar
  • Como compensar os abusos

    Exagerou no churrasco ou nas porções do barzinho?

    + mais
  • Depilação a laser

    Todo homem acostuma-se desde a adolescência a fazer a barba.

    + mais
  • Espermograma

    À primeira impressão, a tarefa é das mais fáceis. Afinal de contas, a masturbação deixou de ser um tabu há tempos.

    + mais
  • Esportes de Verão

    A praia oferece atrativos que vão muito além do descanso sob o sol. Entre eles está a prática de exercícios na areia.

    + mais
  • Dia do Homem

    Uma pesquisa mostra o hábito do cuidado da saúde masculina e sua importância

    + mais
  • Traiu e se arrependeu

    Mesmo uma relação estável está sujeita a traições. A principal justificativa da infidelidade é a crise na relação.

    + mais
Avançar >