Saúde do Homem
Inscreva-se para receber
nossas newsletters
Busca Rápida

Bayer no Mundo
Bayer Links
Saúde Masculina

ANDROPAUSA

  • Imprimir
    Imprimir
  • Favoritos
    Favoritos

Ações da Testosterona

  • Tamanho da fonte:
  • A-
  • A
  • A+

Na Idade Adulta

A testosterona na idade adulta é fundamental para a sexualidade e a reprodução

A ação da testosterona no homem adulto é responsável pelo controle do desejo sexual (libido), pela ereção (capacidade de manter o pênis rígido) e pela fertilidade (capacidade de reprodução).

A potência sexual depende da testosterona, e isso pode ser inferido pelas ereções espontâneas que ocorrem de manhã, período do dia em que os níveis desse hormônio no homem adulto ficam mais altos.

A ação da testosterona, no homem adulto, é essencial para a produção de espermatozoides nos testículos, o que tem efeito direto sobre a fertilidade.

A frequência dos orgasmos também depende da ação da testosterona. A maior parte do volume ejaculado é constituída de líquido seminal, produzido na vesícula seminal e na próstata, que estão sob a influência desse hormônio. A quantidade ejaculada tem relação com a ação da testosterona, assim como a qualidade do esperma (a frutose do sêmen, por exemplo, é fonte de energia para os espermatozoides).

A testosterona na idade adulta é responsável pelo fenótipo masculino e pelo desempenho físico

Fenótipo é a aparência física determinada por uma característica genética. No caso, o fenótipo masculino é determinado pelo cromossomo XY por meio da atuação dos androgênios. A ação da testosterona na idade adulta mantém o padrão masculino de desenvolvimento de pelos (como a barba e os pelos pubianos), aumenta a atividade das glândulas sebáceas e regula o conteúdo adiposo da pele.

A conservação da massa muscular, e portanto da força muscular, depende igualmente da testosterona na idade adulta. O hormônio não leva à formação de novas células, mas provoca o crescimento das fibras existentes no músculo. A ação da testosterona na idade adulta influencia a proporção entre músculo e gordura, e sua deficiência causa a redução do tecido muscular, com o consequente aumento do tecido gorduroso.

A testosterona na idade adulta estimula a formação de glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio, fonte de energia para as células do corpo e seus processos metabólicos.

A ação da testosterona na idade adulta estabiliza os ossos e a densidade óssea, o que caracteriza sua resistência e dureza.

A testosterona na idade adulta mantém a saúde mental e emocional

Esse hormônio exerce vários efeitos sobre o sistema nervoso central: influencia o comportamento sexual e tem importância positiva na sensação geral de bem-estar, no desempenho intelectual e no estado de ânimo.

Leia também
< Voltar
  • Como compensar os abusos

    Exagerou no churrasco ou nas porções do barzinho?

    + mais
  • Depilação a laser

    Todo homem acostuma-se desde a adolescência a fazer a barba.

    + mais
  • Espermograma

    À primeira impressão, a tarefa é das mais fáceis. Afinal de contas, a masturbação deixou de ser um tabu há tempos.

    + mais
  • Esportes de Verão

    A praia oferece atrativos que vão muito além do descanso sob o sol. Entre eles está a prática de exercícios na areia.

    + mais
  • Dia do Homem

    Uma pesquisa mostra o hábito do cuidado da saúde masculina e sua importância

    + mais
  • Traiu e se arrependeu

    Mesmo uma relação estável está sujeita a traições. A principal justificativa da infidelidade é a crise na relação.

    + mais
Avançar >