Saúde do Homem
Inscreva-se para receber
nossas newsletters
Busca Rápida

Bayer no Mundo
Bayer Links
Saúde Masculina

DST - DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

  • Imprimir
    Imprimir
  • Favoritos
    Favoritos

AIDS

  • Tamanho da fonte:
  • A-
  • A
  • A+

A síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS) é causada por infecção do organismo pelo vírus HIV e compromete o sistema imunológico, impedindo a execução adequada de suas funções de proteção contra as agressões externas, tais como bactérias, fungos, outros vírus, parasitas e células cancerígenas. Embora apresente resultado positivo de infecção pelo HIV, um indivíduo nem sempre manifesta os sintomas da AIDS.

A AIDS propriamente dita representa a fase mais avançada da síndrome, durante a qual o sistema imunológico já se encontra bastante comprometido e surgem determinadas infecções, conhecidas como doenças oportunistas. Trata-se de um processo de longo prazo que passa por diversos estágios. A duração e a gravidade de cada estágio, que apresenta sintomas diferentes, dependem de vários fatores relacionados tanto ao vírus quanto ao indivíduo infectado.

De modo geral, o tempo entre a exposição ao HIV e o início dos sinais e sintomas da AIDS varia, no homem, de cinco dias a três meses. As manifestações costumam ser gripe persistente, perda de peso progressiva, diminuição da força física, febre intermitente, dores musculares, suores noturnos e diarreia, entre outras. Quando a AIDS já está avançada, surgem as chamadas doenças oportunistas, tais como tuberculose, pneumonia e diarreia crônica.

O vírus da AIDS é transmitido por contato sexual desprotegido com pessoa soropositiva; por contato direto com sangue contaminado (compartilhamento de agulhas para injeção de drogas, transfusões de sangue e/ou hemoderivados, acidentes com materiais biológicos, ocupacionais ou não, que gerem contato direto com as mucosas, com a pele lesada ou ferida e com os tecidos profundos do corpo, permitindo acesso à corrente sanguínea); e por contato da mãe portadora do HIV com o filho durante a gestação, o parto ou pelo aleitamento. Recomenda-se a prática de sexo seguro (relação com um único parceiro e uso de preservativo em todas as relações sexuais) para evitar o contágio sexual da AIDS.

Leia também
< Voltar
  • Como compensar os abusos

    Exagerou no churrasco ou nas porções do barzinho?

    + mais
  • Depilação a laser

    Todo homem acostuma-se desde a adolescência a fazer a barba.

    + mais
  • Espermograma

    À primeira impressão, a tarefa é das mais fáceis. Afinal de contas, a masturbação deixou de ser um tabu há tempos.

    + mais
  • Esportes de Verão

    A praia oferece atrativos que vão muito além do descanso sob o sol. Entre eles está a prática de exercícios na areia.

    + mais
  • Dia do Homem

    Uma pesquisa mostra o hábito do cuidado da saúde masculina e sua importância

    + mais
  • Traiu e se arrependeu

    Mesmo uma relação estável está sujeita a traições. A principal justificativa da infidelidade é a crise na relação.

    + mais
Avançar >