Bayer Logo Bayer Logo Bayer Logo Bayer Logo

Dicas para inserir mais atividades físicas no dia a dia

 Tempo de leirura: 04 minutos

 Publicado em segunda-feira, 01/11/2021 - 14:38

Já sentiu que poderia ser um pouco mais ativo na sua rotina? Pois é, a gente sabe que não é fácil lidar com a correria do trabalho e ainda fazer atividades físicas. Mas é importante: o sedentarismo é considerado um dos principais males do mundo moderno, 
contribuindo para problemas como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.

 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 40,3% da população de 18 anos ou mais de idade foi classificada como insuficientemente ativa, ou seja, pratica menos do que 150 minutos por semana de atividade física.

 

Mas se você está nesse grupo, há algumas maneiras de inserir as atividades físicas no dia a dia, sem precisar de muito tempo ou se dedicar a uma modalidade esportiva, e colher os benefícios de ser fisicamente ativo. 
 

1. Redução do estresse

1- Ande mais a pé

Estamos muito acostumados a pegar a chave do carro toda vez que queremos sair e isso contribui para um estilo de vida sedentário. Uma das melhores maneiras de se manter fisicamente ativo é, justamente, começar a fazer mais deslocamentos a pé.

 

Pode ser parando o carro a algumas quadras do trabalho - ou descendo do ônibus um ponto antes - para caminhar na parte final do projeto, ou indo a pé para locais perto de casa.

 

E se quiser dar uma variada nas atividades físicas, você também pode apostar em hobbies ao ar livre, como passeios de bicicleta no final de semana.

2- Use mais as escadas

Essa aqui é fácil: se você mora ou trabalha em prédios, opte pela escada! Assim, você se exercita, trabalha muitos músculos inferiores e, muitas vezes, ainda chega mais rápido! E se você quiser reforçar ainda mais sua musculatura, suba a escada dois degraus por vez. E fica ainda mais desafiador quando está carregando um pouco de peso, como sacolas de supermercado, deixando o exercício mais intenso.

Use mais escadas
Aumento da autoconfiança

3- Realize mais atividades domésticas

E quem disse que não dá para se exercitar e cuidar da sua casa ao mesmo tempo? Varrer a casa, cuidar do jardim e fazer faxina podem ser consideradas atividades físicas leves para quem não tem o hábito de se movimentar. Comece a colocar essas tarefas na rotina e você provavelmente vai sentir dores musculares e até um cansaço ao fim do dia nas primeiras vezes. Esse é um ótimo sinal de que as atividades estão fazendo efeito em você!

4- Aproveite melhor os intervalos na sua rotina

Toda pausa da correria do dia a dia é uma boa oportunidade para ter um momento dedicado apenas a você. Isso pode significar um alongamento rápido, uma caminhada pela sala ou exercícios que não exigem muito espaço, como agachamentos, flexões e polichinelos.

Aproveite melhor o intervalo na rotina
Melhora no condicionamento físico e imunidade

5- Aproveite os momentos em família

Reuniões sociais e momentos em família também são boas oportunidades para manter o corpo em movimento, acredite se quiser. Vai em algum churrasco em família ou tem filhos? Então aproveite para brincar com as crianças! Ações como essas nos ajudam a gastar calorias e reforçar laços! Outra oportunidade é levar a família para passear em parques e aproveitar para brincar de pega-pega, por exemplo. Ensinar os pequenos os primeiros fundamentos de uma modalidade esportiva também pode ser uma maneira divertida e natural de suar um pouquinho.

 

Resumindo: transforme os pequenos momentos da rotina em grandes oportunidades de exercitar seu corpo e mente. O sedentarismo é um assunto sério e deve ser evitado a todo custo. Um em cada quatro adultos não pratica atividade física suficiente. Vamos mudar essa estatística!

COMPARTILHAR

Referências: