Bayer Logo Bayer Logo Bayer Logo Bayer Logo

Envelhecimento Saudável e Cuidados com a pele

 Tempo de leirura: 04 minutos

 Publicado em segunda-feira, 01/11/2021 - 00:30

Foi-se o tempo em que o cuidado com a pele era um assunto exclusivamente feminino. Ou pelo menos deveria ter sido. Esse tema está ganhando força entre nós, homens, mas ainda tem um longo caminho a percorrer, especialmente para ser tratado da maneira como deve ser: uma questão de saúde.

 

Sim, ter uma rotina de cuidados com a pele é uma medida importante para o envelhecimento saudável, um assunto tão importante que ganhou atenção da Organização Mundial da Saúde, que designou o período entre 2020 e 2030 como a “Década do Envelhecimento Saudável”.

 

Questão de saúde? Envelhecimento Saudável? Calma que a gente te explica. 

 

A exposição ao sol ao longo dos anos é um dos principais fatores para o surgimento do câncer de pele. E não sei se você sabe, mas este é o tipo de câncer mais comum entre os brasileiros - o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra aproximadamente 185 mil novos casos todo ano.

 

Mas tem uma boa notícia: nós já temos uma maneira de reduzir - e muito - o efeito nocivo do sol sobre as células da nossa pele: o uso de protetores solares de forma regular. Aquela ideia de passar protetor só quando vai à praia ou à piscina ficou no passado. Os dermatologistas recomendam o uso diário, especialmente em áreas que ficam expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas.

 

"Para ter uma pele sempre saudável, tome banhos rápidos, mornos e nunca use bucha! 
Capriche na hidratação cutânea e use protetor solar nas exposições. Cuide da sua pele, afinal você a usará todos os dias da sua vida."
Dra Flávia Ravelli, Dermatologista

 

Citação

Além da proteção contra os raios ultravioleta, que te ajudam no longo prazo, muitos filtros solares também contribuem com a saúde e o visual da sua pele na atualidade, já que ajudam a prevenir o aparecimento de manchas na pele, contribuem para a hidratação da região e também podem atuar para impedir ou retardar o surgimento de rugas e linhas de expressão.

 

O protetor deve ser usado todos os dias, mesmo quando o tempo está nublado. Mas com o tempo aberto e o sol forte, ele ganha ainda maior importância. Ah, ele precisa ser reaplicado na pele se a exposição ao sol for longa e em períodos de forte incidência solar, como nos horários próximos ao meio-dia. 

 

Utilizar protetor solar regularmente é um ato de autocuidado e se quando você ouve essa palavra só consegue pensar em produtos de beleza ou maquiagem femininos está na hora de repensar. Então, se a sua rotina de cuidados e higiene é apenas um banho com sabonete e shampoo, está na hora de atualizá-la. 
 

COMPARTILHAR