Bayer Logo Bayer Logo Bayer Logo Bayer Logo

Benefícios e o impacto dos esportes em nossa vida

 Tempo de leirura: 03 minutos

 Publicado em segunda-feira, 01/11/2021 - 00:00

Você já deve ter ouvido falar que praticar esportes e outras atividades físicas traz benefícios para a nossa saúde e qualidade de vida. Mas você sabe como e por que isso acontece? Vamos te explicar para que você tenha diversos motivos para quebrar a inércia e começar a fazer exercício, caso isso ainda não faça parte da sua rotina, ou para se manter motivado a continuar suando.

 

De forma rápida e pratica, o esporte e a atividade física trazem longevidade e melhora na qualidade de vida com diversos benefícios físicos e mentais, como: melhora em nosso ânimo, mais disposição para tarefas diárias, liberação de hormônios importantes para nosso organismo, além de ajudar na parte estética, trocando a gordura por massa magra. 

 

Mas dentre todos os benefícios, alguns se destacam:
 

1. Redução do estresse

1. Redução do estresse

A prática contínua de esportes ajuda no combate de problemas psicológicos, como a depressão. Estudos mostram que a prática de exercício de forma regular traz benefícios não só físicos como psicológicos, sensação de bem estar, humor, além de redução da ansiedade, tensão e depressão.

2. Auxílio no peso ideal

O esporte ainda pode te ajudar a combater o sobrepeso pelo gasto energético que proporciona para o nosso corpo e o consequente aumento do metabolismo. Mais do que estética, essa é uma questão de saúde, uma vez que o excesso de peso está ligado a uma maior chance do aparecimento de doenças como hipertensão, diabetes e colesterol alto. É sempre bom lembrar, entretanto, que ter uma alimentação saudável é fundamental para ficar em dia com a balança.

Auxílio no peso ideal
Aumento da autoconfiança

3. Cuidar da sua pele também é cuidar da sua autoestima

Mas não é só com cabelo e barba que devemos nos atentar. A limpeza de pele também pode ser considerada em qualquer rotina de autocuidado. Limpar o rosto regularmente com esfoliantes, usar sabonetes específicos para o rosto e consultar um dermatologista são atitudes que ajudam a ter uma pele ainda mais saudável.

4. Estímulo de atividades cognitivas

Para se desenvolver dentro de cada esporte é preciso desenvolver as habilidades necessárias para cada um deles. Os aprendizados dessas atividades estimulam nossa capacidade cognitiva, exercitando além dos músculos, mas funções mentais, como raciocínio rápido e reflexos, percepção e pensamento lógico.

Estímulo de atividades cognitivas
Melhora no condicionamento físico e imunidade

5. Melhora no condicionamento físico e imunidade

Ter uma rotina de exercícios físicos faz com que você se movimente com mais facilidade, sinta menos cansaço, tenha mais fôlego e seu coração bombeie sangue de forma mais eficiente para o organismo. E quando o condicionamento físico melhora, muitas vezes a sua imunidade também se fortalece.

6. Desenvolvimento da concentração

Pode não parecer, mas quando estamos praticando um esporte, geralmente estamos altamente concentrados. Ou pelo menos deveríamos. É essa atenção no que está acontecendo ao nosso redor e com o nosso corpo que nos permite e aprender novas habilidades, tomar decisões rápidas e evoluir na modalidade. E uma vez que nos acostumamos a fazer isso jogando futebol ou correndo, por exemplo, fica muito mais fácil repetir esse comportamento em outros momentos da nossa vida. 

 

Então, só para reforçar: pratique esportes e exercícios físicos. Encontre a atividade que mais se encaixa no seu perfil e estabeleça uma rotina de treinos para começar a perceber esses, e muitos outros benefícios, no seu dia a dia. Seja correndo, andando, chutando ou arremessando, movimente-se!
 

Desenvolvimento da concentração

COMPARTILHAR

Referências: